O Clima da Mediação – Lab de Mediação


Laboratório de Mediação que inaugurou o curso de formação de mediadores da 9ª Bienal do Mercosul. Realizado na Fundação Vera Chaves Barcellos (Viamão), em parceria com Margarita Kremer, coordenadora do educativo da instituição e primeira coordenadora pedagógica da Bienal do Mercosul.

Inspirado nos principais conceitos que atravessaram a proposta curatorial da 9ª Bienal do Mercosul, intitulada Se o clima for favorável, o lab de mediação teve como objetivo introduzir noções básicas de mediação relacionando a prática educativa do mediador à ideia de clima: “criar um clima” afetivo para o acolhimento dos participantes, criando estratégias para “medir a temperatura” dos grupos, afetar e ser afetado pelo clima da mediação.

Através dos labs as questões que atravessam a mediação não foram transmitidas ou explicadas, mas experimentadas e pensadas coletivamente. Dessa forma, os participantes vivenciaram todas as etapas que compõem uma visita mediada, incluindo o percurso para chegar ao museu. No encontro foram abordadas as mudanças climáticas (em sentido amplo) implicadas neste deslocamento, as estratégias que podem ser adotadas pelos mediadores para medição do clima do grupo visitante e os instrumentos que podem criar para afetar o clima do público, de maneira a torna-lo favorável. O Lab incluiu a visita à mostra em cartaz na instituição e uma experimentação das múltiplas possibilidades de acesso através de uma dinâmica pautada na criação coletiva de relações entre os trabalhos expostos e o olhar de cada participante sobre os mesmos.

Além da atividade presencial para formação de mediadores foi elaborado um lab de mediação nas nuvens, ou seja, uma atividade para os mediadores que estavam acompanhando a formação à distância, através da plataforma moodle.

Na proposta “A casa é sua”, cada mediador tornou-se o anfitrião de uma visita. Poderia ser em sua própria casa, num parque, num espaço cultural que gostasse ou qualquer outro local onde se sentisse à vontade. Após a experiência deveriam pensar sobre algumas questões, tais como:

o Como estava o clima do dia?

o Você preparou alguma programação para o encontro?

o O clima mudou com a chegada de seu visitante?

o Você sabe de onde o convidado veio e como ele fez para chegar até você?

o O horário da visita afetou o encontro? Como? Por quê?

o Quanto tempo durou? O tempo correu ou passou lentamente?

o Algo inesperado aconteceu durante o encontro? Em caso positivo, como você e seu convidado reagiram ao inesperado?

o No momento em que seu convidado chegou, você já podia prever como seria o encontro? Como? Por que?

o Vc usou alguma estratégia para tornar o clima favorável? Em caso positivo, qual?

Por fim, a partir do encontro e das perguntas inspiradoras, eles deveriam fazer um relato desta experiência e postar no fórum da plataforma, ilustrando o depoimento com música, imagens, desenhos, fotos, vídeos ou outros materiais relacionados a esta experiência.

Fotos
(por Juliana Peppl)














voltar

Nenhum comentário:

Postar um comentário