nós


O E não é um nem o outro, é sempre entre os dois, é a fronteira, sempre há uma fronteira, uma linha de fuga ou de fluxo, mas que não se vê, porque ela é o menos perceptível. E no entanto é sobre essa linha de fuga que as coisas se passam, os devires se fazem, as revoluções se esboçam.                                                                                                                      Gilles Deleuze

           
    O Coletivo E é um grupo independente e extradisciplinar que nasceu na cidade de Porto Alegre, em 2010. Composto por integrantes de diferentes áreas de formação, o coletivo se constitui no espaço entre.  Entre a arte e a educação e a história e comunicação e a filosofia e "n" coisas que não tenham nome, nem categorias, nem lugar, mas que se deslocam, borram limites de terceiros e os próprios. 
     Fruto do desejo de uma atuação  colaborativa, buscamos em nossos projetos a invenção de experiências singulares, privilegiando o encontro, a escuta, o cuidado, a criação e o pensamento. Desde o início de nossa atuação realizamos programas experimentais para a (des)formação de artistas, mediadores, professores; projetos de aproximação entre escolas e museus; ações educativas e artísticas direcionadas a todos os públicos.  





Sobre as integrantes:

CAROLINA MENDOZA - Formada em Licenciatura em Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e atual aluna do Bacharelado no mesmo cuso e instituição, trabalhou na 6ª Bienal do Mercosul (2007) como mediadora oficineira, e como mediadora na 7ª edição da mesma Bienal (2009). Fez parte de equipe do Programa Educativo da Fundação Iberê Camargo no período de 2008 à 2010, atuando como mediadora e colaborando com concepção e aplicação de oficinas, materiais didáticos, capacitação de professores e auxiliando na organização da equipe e na construção deste projeto. Também atuou em funções diversas, no Santander Cultural e na Fundação Rádio e Televisão Piratini - TVE, e na área de educação formal foi professora de artes para alunos com necessidades especiais no Centro de Reabilitação de Porto Alegre (CEREPAL) e professora substituta da disciplina de Artes no Colégio Unificado, além de monitora das disciplinas de "Laboratório de Arte" e "Laboratório de Arte e Ensino" no Instituto de Artes da UFRGS. Em 2011 participou como mediadora/facilitadora na exposição FILE.POA - Festival Internacional de Linguagens Eletrônicas, realizado no Santander Cultural. Foi mediadora no Museu do Sport Club Internacional - Ruy Tedesco, e tutora/supervisora de mediadores nas 8ª e 9ª Bienal do Mercosul (2011 e 2013 respectivamente). Atualmente é professora de artes em dois colégios em Porto Alegre.

Diana Kolker Carneiro da Cunha
Educadorartista, dedicada à arte do encontro. Pós-graduada em pedagogia da arte e graduada em História. Concebe e desenvolve projetos educativos de cunho transdisciplinar.  Foi responsável pela concepção e supervisão da formação presencial dos mediadores da 9a Bienal do Mercosul| Porto Alegre. Co- coordenou a Ação Educativa do Projeto Séculos Indígenas no Brasil, reconhecida como pioneira na implementação da lei 11.645/08  em Audiência Pública da Comissão dos Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal, sendo responsável pelo desenvolvimento do Curso de Formação de Mediadores Culturais Indígenas, Material Didático e palestras no Fórum de Atualização de Professores. Integrou a equipe responsável pelos Cursos para Professores da 8ª Bienal Mercosul e supervisão de mediadores na mostra Geopoéticas.  Lecionou história e arte em escolas da rede pública e privada de Porto Alegre. Foi mediadora cultural em diversas mostras. De 2008 a 2010 integrou o Programa Educativo da Fundação Iberê Camargo. 


Juliana Peppl
É comunicadora social, produtora, educadora e pós-graduanda em Economia da Cultura pela UFRGS. Foi mediadora em espaços culturais de Porto Alegre (dentre eles: MARGS e Fundação Iberê Camargo), produtora de diversos projetos culturais, como XI Festival do Teatro Brasileiro - Etapa Rio Grande do Sul, 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, Programa Educativo da 9ª Bienal do Mercosul | Porto Alegre.

Rafa Éis [Rafael Silveira]
É Artista visual, educador, tatuador, etc. Vive e trabalha entre Porto Alegre e Rio de Janeiro. É mestrando em Processos Artísticos Contemporâneos (UERJ), atua através de linguagens diversas (desenho, vídeo, objetos e laboratórios de criação) abordando questões relacionadas à arte, educação e filosofia. Colaborou com ações educativas de diversas instituições dedicadas a exposição de arte moderna e contemporânea. É artista do Projeto Casa Grande (Prêmio Funarte de Arte Negra, 2013).

Vivian Andretta
​Educadora, artesã e designer de artesanato, é licenciada e bacharel em Artes Visuais pela UFRGS. Já atuou como mediadora e educadora em vários espaços e exposições culturais em Porto Alegre, como: Fundação Iberê Camargo, Bienal de Artes Visuais do Mercosul, Festival do Teatro Brasileiro - Cena Mineira, FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, etc. Como designer de artesanato, tem buscado potencializar esta atividade como prática cultural e simbólica através de ações de sensibilização dos artesãos para a valorização de seus saberes e fazeres.ogramação Mapas Práticos da VII Bienal MERCOSUL de Artes Visuais.





voltar